A lenda do pássaro tsuru.
Eram os pássaros companheiro dos eremitas que faziam meditação nas montanhas.
Como esses eram eremitas místicos e que supunham ter poderes sobrenaturais para não envelhecer, o tsuru passou a ser considerado um pássaro de vida longa.
Eles simbolizam mocidade eterna e felicidade. Tal crença se estende praticamente ao longo de quase toda Ásia.
Diz a lenda, que quem fizer mil origamis de tsurus com o pensamento voltado para aquilo que deseja, alcançará bons resultados.
Também é costume no Japão, levar papéis de origamis quando se visita alguém adoentado, na esperança de que quanto mais origamis de tsuru o acamado fizer, mais rápido se recuperará de sua enfermidade.
Ao dobrar cada figura, a pessoa deposita nela toda a fé e esperança na recuperação do doente.
No Japão, todos os anos no dia 6 de agosto, são depositados inúmeros tsurus no mausoléu erguido em homenagem aos que morreram na tragédia atômica de Hiroshima e nagasaki, como forma de manifestação pacífica pela paz mundial e o pedido maior é que tamanha desgraça não volte mais a se repetir.
Há vários conjuntos de mil grous vindos de todas as partes do Japão. São feitos por alunos de escolas e associações, enfim por um grupo de pessoas que se uniram para pedir uma coisa: Paz. Para a confecção destas mil aves é preciso união, esforço e fé de muitas pessoas, formando-se assim uma corrente de pensamento positivo.

Fonte: Acervo Comitê Marcha Mundial Santa Maria - RS 55 - 32265231 com Lídia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário