Caixinha dos segredos:local destinado ao desabafo das crianças, que ali depositam seus segredos,que,muitas vezes,revelam as razões da chamada indisciplina.
Caixinha dos textos inventados:para receber as criações textuais imaginativas dos pequenos.
Eu já sei:faz parte do objetivo de desenvolver a autonomia dos alunos, aprtindo do processo de autoavaliação.Quando a criança está habilitada, escreve seu nome numa lista, informando que já considera que aprendeu e está pronta para ser avaliada por um professor. Só então essa avaliação se processa.
Eu preciso de ajuda: a criança é estimulada a buscar todas as fontes possíveis de informação que estão a seu alcance antes de pedir ajuda. Esgotadas suas possibilidades, o aluno pode escrever seu nome numa das listas dispostas em diversos locais da escola. Posteriormente, um professor organiza pequenos grupos de estudo para esclarecer o assunto com quem tem dúvidas.
Professor tutor: ele acompanha de perto um grupo de oito a onze alunos, os quais monitora o trabalho individualmente e faz reuniões sistemáticas duas vezes por semana, mantendo também um contato estreito com os encarregados de educação.
Grupos de responsabilidade:cada aluno e a maioria dos orientadores educativos são responsáveis por algum aspecto do funcionamento da escola. Os grupos reúnem-se quinzenalmente para tomada de decisão. Algumas das responsabilidades atribuídas aos grupos são:assembleia e comissão de ajuda;cuidados com om terrário e jardim; clube dos limpinhos; refeitório; arrumação e material comum; clube do silêncio e ajuda dos direitos e deveres; jornal; jogos e vídeo; computadores e música; desporto escolar; recreio bom; murais; mapas de presença e datas de aniversário; correio da ponte; cabides e guarda-chuvas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário