quinta-feira, 30 de julho de 2009

Sobre nós etc & tal. Prof Sirineu Rocha Filho (Parte VII)

Emquanto os novos assentamentos que chegam a nossa cidade reivindicam educação, transporte e desenvolvimento, mais tarde quando estas tornarem-se cidade programarão prioridades de investimentos de etrutura básica mínimas como: pavimentação, transportes e melhorias nos acessos vecinais, investimentos que respaldem suas comunidades e que permitirão o escoamento da produção agícola.
Em função disto, um dos argumentos que serão alegados estará justamente na gestão urbana em detrimento da atenção à área rural, expresso na falta de investimentos no campo e infra-estrutura periférica, como a viabilização de atendimento básico às comunidades agrárias. A insastifação das comunidades com o poder e a administração local, favorecidas pelo eleitorado, levará à mobilização política, coroada em suas reivindicações pelo providencial descasso da sede municipal. A apatia, a falta de articulações a ausência de lideranças expressivas que possa administrar as reivindicações populares também contribuirá para a futura perda de arrecadação no município mãe.
Não é possível analisar as dificuldades do município como o desemprego e o baixo desempenho agroindustrial em nível regional sem considerar as variáveis "macro econômicas" em nível nacional ou internacional em função da economia globalizada.
Esta questão de globalização é procedente, pois, conforme SCHAFFER (93), em função do Mercosul, a região fronteiriça deixa de ser marco de separação, limite ou fim do país para adquirir contornos de áreas de aproximação e permeabilidade, fato que os discursos e políticas públicas oficiais reforçam, considerando-se a metade sul do RS, assunto relevante na atual gestão administrativa. Os discursos públicos abordam a estratégia da implntação de infra-estrutura para equipar este espaço em transformação, contemplando a área com melhorias estruturais como a conclusão de obras rodoviárias, construção de pontes, dotação de energia elétrica e fomentando também a pesquisa e o diagnóstico para promover o desenvolvimento regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário